Modelo chinês vem cada vez mais ganhando espaço no mercado automotivo; fica, então, o questionamento se o pneu Aptany é bom e por que ele tem esse destaque.
Podemos encontrar no mercado uma série de tipos de pneus, cada qual com qualidades específicas, e fabricados para rodar em diversos cenários. Nesse universo estão as marcas, também diferenciando-se entre si conforme suas capacidades. Há aquelas que você conhece só de bater o olho, seja por usá-la em seu veículo, ou mesmo por tê-las visto incontáveis vezes nas lojas e nas ruas.
Porém, destacamos aqui uma em especial, que vem chamando bastante atenção nos últimos anos. Trata-se da Aptany, fundada em 2004, como parte do grupo chinês Wanli Tire Corporation Limited (antiga South China Tire & Rubber Co. Ltd.).
A Wanli figura hoje entre as 35 principais companhias do setor automotivo, e conta com um sistema totalmente automatizado para a produção dos pneus. Estes, por sua vez, são exportados para mais de 150 países, incluindo o Brasil.
Continue a leitura para descobrir não apenas se o pneu Aptany é bom, como também aprender as características físicas e técnicas desse modelo.
A Aptany criou sua primeira linha de pneus de alta performance em 2006. O conjunto se destaca pelo rigoroso critério de qualidade desde o fornecimento de matéria-prima, passando pelo design dos pneus, monitoramento da produção, acabamento etc. Todos esses aspectos são verificados por um sistema de inteligência artificial antes de se bater o martelo e enviar os produtos ao público.
Os pneus Aptany atendem a carros de passeio, SUVs, caminhões e ônibus, e vêm se tornando cada vez mais conhecidos no mundo pela sua eficácia, conforto e maciez.
Seja qual for a linha (falaremos sobre cada uma mais à frente), eles têm em comum a otimização do desempenho de drenagem e escoamento de água. Assim, em pistas molhadas – onde o risco de acidentes é maior – os pneus oferecem maior aderência.
Inevitavelmente, uma das primeiras informações que buscamos sobre determinado produto é o preço. Se o valor estiver em conta, o consumidor ficará inclinado a comprar, embora, muitas vezes, o preço baixo corresponda diretamente à qualidade da mercadoria. De fato, é um desafio que requer pesquisa, conhecimento e paciência.
É nesse cenário que estão inseridos os pneus Aptany. Em geral, quem decide comprá-los geralmente economiza metade da quantia que gastaria com modelos de marcas mais renomadas, por exemplo. Mas, então, como definir se, realmente, o pneu Aptany é bom?
As dúvidas em torno dele são compreensíveis e ocorrem por uma combinação de fatores. Primeiramente, porque o modelo estreou no mercado em 2006, quando há muito tempo as tais marcas renomadas já tinham a confiança do público. Em segundo lugar – e aí entra a questão financeira – devido ao seu preço mais baixo poder indicar qualidade inferior.
Portanto, a maneira mais precisa de se obter uma impressão inicial do Aptany é somar as avaliações de órgãos oficiais, como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com os relatos de quem comprou o pneu.
Em suma, podemos afirmar que o quesito custo-benefício é uma considerável vantagem dos pneus Aptany. Abaixo, você vai conferir os principais pontos da avaliação do Inmetro sobre o modelo.
De acordo com o órgão, das cinco linhas de pneus Aptany existentes no Brasil, três delas ganham nota máxima (A) no quesito aderência ao piso molhado. Já em relação à emissão de ruídos, os índices são de 70 e 71 decibéis (dB), o que indica um teor médio, segundo o Inmetro.
Porém, quando o assunto é consumo de combustível, a classificação aponta que os pneus Aptany deixam um pouco a desejar. Três linhas foram avaliadas com nota E (entre A e G); como resultados mais satisfatórios, uma recebeu C, enquanto outra obteve um B.
Mais à frente neste texto, você vai ver essas atribuições com mais detalhes, pois, antes, vamos resumir as características das cinco linhas de pneus Aptany.
Desenvolvido com banda de rodagem assimétrica e quatro sulcos longitudinais, essa linha garante, como você já viu, enorme capacidade de aderência às pistas molhadas. Quanto ao solo seco, o RA301 é capaz de contornar curvas em alta velocidade com baixo rolamento lateral, além de frear com rapidez.
Em suma, é um pneu com alto desempenho tanto em trajetos urbanos, como em rodovias.
Possui três sulcos longitudinais largos, que garantem excelente drenagem e estabilidade em pista molhada. O ombro (extensão entre a extremidade da banda de rodagem até a lateral do pneu), por sua vez, é bastante reforçado, enquanto o design do flanco aumenta a capacidade de carga. Tudo isso otimiza o desempenho de modo geral.
Essa linha foi feita para veículos com maior capacidade de carga, especialmente vans, dada sua carcaça desenvolvida com 8 lonas. Tal configuração contribui para a melhora do suporte da bagagem, além de proporcionar uma direção equilibrada e tranquila.
Trata-se da linha de menor custo ao cliente entre os pneus Aptany. A RP203 se notabiliza pela baixa resistência ao rolamento, o que reduz o desgaste da borracha, e, consequentemente, aumenta o intervalo entre as trocas. Assim, gera-se uma economia na manutenção do veículo.
Dono de uma banda de rodagem simétrica, esse pneu também acelera e freia de maneira eficaz nas diferentes condições de tráfego.
Composto por uma banda de rodagem de sílica, o modelo assegura alta quilometragem e maior economia de combustível, atributo cada vez mais precioso atualmente. Seu desenho simétrico também garante uma direção equilibrada ao veículo.
Já o desenho do ombro contribui para a boa aderência nas curvas em pistas secas ou molhadas.
Por fim, um recado válido para todas as linhas. Ressaltamos a importância de se verificar o índice Treadwear dos pneus, um dos critérios para medir a durabilidade do produto.
Antes de especificar as diferentes linhas de pneus Aptany disponíveis no Brasil, mencionamos a avaliação do Inmetro como fator preponderante à qualidade do produto. Na imagem abaixo, você vai conferir os conceitos estabelecidos pelo órgão, referentes a:
Após toda a gama de informações listadas na matéria, não fica tão difícil responder. Podemos concluir que: sim, de modo geral, o pneu Aptany é bom! Agora, se ele é o ideal para seu veículo, aí já é outra questão.
Por isso, papel, caneta, calculadora, celular, o que tiver na mão para fazer as contas. Leve em consideração os locais por onde você trafega, as condições de pavimentação das vias, o tempo que você passa dirigindo e a forma com que você dirige.
Especialmente sobre esse último aspecto, vale um destaque final. É claro que a qualidade do pneu é vital para o bom desempenho do veículo, sua durabilidade e segurança. No entanto, se você conduz de forma agitada, sempre em alta velocidade e fazendo movimentos bruscos, não é apenas o risco de acidente que se coloca. Também estará em xeque a durabilidade de todos os componentes, incluindo os pneus, sejam Aptany ou de qualquer outra marca.
Portanto, dirija de forma tranquila e respeite os limites de velocidade, bem como as leis de trânsito em geral.
A técnica de espelhamento automotivo está ligada ao... Saiba mais
17 de fevereiro de 2022Modelo chinês vem cada vez mais ganhando espaço... Saiba mais
15 de fevereiro de 2022O capacete é um item de segurança que tem seu uso... Saiba mais
10 de fevereiro de 2022Visando reduzir a alta velocidade nas vias... Saiba mais
9 de fevereiro de 2022