Notícias

Conheça o funcionamento do filtro de óleo para linha leve

Por Filtros Tecfil | 16 de janeiro de 2020

Para que o motor do veículo tenha ótimo desempenho por mais tempo, é necessária atenção em alguns componentes simples, mas importantíssimos. Um desses componentes é o filtro de óleo.

Os filtros de óleo são responsáveis por reter partículas presentes nos lubrificantes. Essas partículas podem ser os resíduos originados do desgaste das partes móveis do motor e também da queima do combustível. Portanto, os filtros lubrificantes são fundamentais para manter as propriedades do óleo: redução do atrito, arrefecimento e limpeza, protegendo as peças móveis do motor e preservando a sua vida útil.

Os filtros blindados de óleo lubrificante Tecfil tanto para a linha leve quanto para a pesada, são desenvolvidos com matérias-primas que atendem as normas internacionais de qualidade e as exigências das montadoras.

Com o passar do tempo, as impurezas e resíduos começam a saturar o filtro, dificultando a passagem do óleo em quantidade adequada para o motor. Nessa condição, para que o motor não sofra danos devido a falta de óleo, entra em funcionamento a válvula de segurança, que ao abrir, permite a passagem do óleo sem filtrar, fazendo com que o motor não se danifique por falta de lubrificação.

Embora esse seja um fator de segurança, essa não é a condição ideal, pois compromete o motor. Isso pode ocorrer pelo excesso de uso, quando o óleo não é trocado no prazo recomendado no manual do veículo ou quando se utiliza uma prática muito comum e não recomendada: trocar o filtro a cada duas trocas de óleo. Além de que, fazendo isso, o óleo novo será contaminado pelos resquícios de óleo sujo ainda contidos no filtro que deveria ser trocado. O filtro de óleo deve sempre ser trocado em conjunto com o óleo lubrificante.

  • Tags
  • filtro automotivo
  • filtro de oleo
  • oleo do motor
  • psl55
  • psl619
  • tecfil

Matérias relacionadas

Ir para página de notícias

Receba as novidades no seu e-mail