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O filtro sedimentador de óleo diesel/água salva seu veículo

Por Filtros Tecfil

O proprietário que não presta atenção no filtro sedimentador (separador) de óleo diesel/água mata seu veículo aos poucos.

O filtro sedimentador ou filtro separador de água é uma peça muito importante para a manutenção do seu veículo, para preservar e aumentar a vida útil do motor.

Aplicado principalmente na linha Pesada e em alguns veículos de linha Leve como pickups e utilitários, sem este filtro, seu motor fica exposto a diversos fatores que podem comprometer seu desempenho.

Isso acontece porque conforme o tanque de combustível aquece o ar é forçado a sair, mas quando o tanque esfria o ar com umidade é puxado de volta para dentro do tanque e a água fica condensada nas paredes dele, e esta água que é gerada pela condensação pode danificar o seu motor e contaminar o seu combustível.

Um problema do combustível contaminado com água é que ele vai fazer seu veículo rodar pobre, com perda de desempenho. Fora isso a água vai gerar uma série de coisas desagradáveis e que vão fazer seu motor ficar cada vez mais comprometido e com o tempo isso será de grande prejuízo.

O prejuízo decorrente dessa água no motor causada por uma não separação adequada do óleo diesel com a água, se for somado ao longo do tempo, pode ficar equivalente a uma das manutenções mais caras que se tem por aí.

Desde sempre os motores tinham que ser bem cuidados para que pudessem trabalhar corretamente em plena forma.

Conforme o tempo passou as exigências e sensibilidades dos motores aumentaram, somando isso com as normas atuais a fabricante de filtro tem grande responsabilidade de atender as especificações e de garantir desempenhos melhores no sistema de filtragem dos motores.

Entenda um pouco sobre estes filtros.

  • O que é o filtro separador de óleo diesel/água?
  • Como ele funciona?
  • Por que ele é importante?
  • Como meu motor é danificado?
  • A filtragem na injeção diesel
  • A que devo me atentar?

O que é o filtro separador de óleo diesel/água?

Seu próprio nome já diz o que ele é, um separador, que separa a água que pode existir no óleo diesel, deixando assim o combustível limpo.

Ele separa a água do combustível e impede uma série de comprometimentos no motor que fariam com que ele ficasse cada vez mais desgastado e com um menor desempenho.

O filtro sedimentador tem como função filtrar e tirar as partículas de contaminantes e água do óleo diesel. Ele impede o início ou a evolução da corrosão proporcionada por agentes contaminantes que muitas vezes se formam pela presença da água.

Este filtro está presente em todos os veículos que usam óleo diesel como combustível. Ele está nos tratores, pickups, furgões, colheitadeiras agrícolas, caminhões e ônibus.

Ele desempenha um papel importante para o melhor desempenho do sistema e geralmente é fixado perto do tanque do veículo. A responsabilidade do filtro separador é garantir a segurança ao sistema de combustível, retirando toda a água e contaminantes.

Como ele funciona?

Este filtro separa a água que se forma no tanque de combustível e retira partículas sólidas maiores que 10 microns. A água interfere de forma negativa no combustível e por isso deve ser separada do combustível.

O filtro separador tem características hidrofóbicas, o que não permite que a água passe, sendo possível realizar a drenagem através de um dreno.

Como a água é mais densa que o combustível ela fica acumulada na parte de baixo do filtro, permitindo a remoção facilmente de forma automática ou manual.

Além disso este filtro tem papel especial que tem a capacidade de bloquear quase que 100% toda a água que existe no combustível.

Mecânico analisando motor

Por que ele é importante?

A presença da água é altamente prejudicial à combustão do diesel, podendo causar danos ao funcionamento do sistema e até mesmo reduzir a vida útil do motor, mas ele é importante porque sem esse filtro seu motor fica exposto a todo tipo partícula danosa a ele, sendo que a água é apenas uma delas.

Podem ser partículas abrasivas como areia e metais; asfaltano, que é o principal agente saturador do filtro e é resultante da oxidação do combustível tendo como variante o armazenamento, envelhecimento, calor e oxigênio.

Como meu motor é danificado?

Todos os contaminantes podem gerar perda de desempenho e acarretar desgaste precoce do motor. A água é um desses contaminantes, mas ela pode levar à corrosão e a proliferação de micro-organismos, o que prejudica o funcionamento perfeito do sistema.

Ao impedir que a água contamine o motor também é evitado a lesão do sistema de injeção. A remoção deste contaminante antes que ele chegue ao sistema de injeção vai manter o bom funcionamento do motor.

A água pode danificar seu motor de diversas formas diferentes, as principais são: enferrujando, corroendo, abrasando e crescendo micróbios.

Ferrugem

Não é novidade que a água enferruja o ferro, mas o problema disso é que os pequenos fragmentos de ferrugem entram no combustível e podem causar desgaste por raspagem das peças, que podem vir a falhar.

Abrasão

A água tem viscosidade menor que o combustível, o que impede a lubrificação das partes móveis. O que acontece quando metais se atritam sem um lubrificante? Esquentam mais e se desgastam mais.

Corrosão

A água quando se junta com ácidos no combustível corrói os metais, tanto ferrosos quanto não ferrosos. Esta situação se agrava se a abrasão desgastar o suficiente a ponto de expor superfícies novas que são facilmente corroídas.

As superfícies metálicas que foram projetadas para terem atrito e para interagirem entre si vão ser sempre mais resistentes. As camadas inferiores ou até mesmo intermediárias não vão ter a mesma resistência que as primeiras.

Crescimento de micróbios

O crescimento de micróbios é estimulado pela água e isso pode criar uma espécie de lama que suja o combustível e gerar ácidos que corroem o tanque e todo o sistema de combustível.

Uma boa filtragem vai evitar tudo isso e fazer com que seu veículo funcione bem. Os principais problemas que a água no combustível pode provocar:

• Desgaste na bomba de combustível
• Danos aos bicos injetores
Filtros com vida útil menor
• Consumo de combustível elevado
• Partes metálicas do sistema oxidadas
• Motor perdendo potência
• Pressão do sistema afetada
• Maior frequência de manutenção
• Problemas de arranque

A filtragem na injeção diesel

A filtragem no sistema de injeção diesel ocorre de forma diferente que na injeção eletrônica comum, acontece em dois níveis: pré-filtro e filtro-final.

Pré-filtro

Esta etapa separa a água e faz a primeira filtragem do combustível, que acontece para as partículas maiores que 10 micra. Esta etapa é importante porque neste momento é feito a filtragem dos sedimentos maiores presentes no combustível, especialmente quando abastecido com combustíveis duvidosos.

A contaminação do combustível por água pode acontecer ainda nas bombas que estão nos postos de gasolina, se o posto não for confiável, o famoso bandeira branca, o risco é dobrado.

Filtro final

É nesta etapa que a filtragem final do combustível acontece. O filtro, neste momento, retém partículas de até 1 mícron. Na injeção diesel o filtro sedimentador pode ser usado tanto de uma forma quanto de outro, sendo que o pré-filtro é mais recomendável.

A que devo me atentar?

Certifique-se sempre que está usando um filtro compatível e adequado para seu veículo, um filtro inadequado pode acarretar perda de potência do motor e danos aos seus componentes, conforme as características que ele não atendeu

Com um filtro inadequado ou ineficiente há um aumento dos custos vindos de manutenção e também há maior consumo de combustível, sem falar do impacto negativo na vida útil do seu motor. O filtro deve sempre atender as necessidades do veículo. Se essas necessidades não forem atendidas podem ocorrer falhas no sistema e perda de desempenho.

Ou seja, uma marca confiável de filtros como a Tecfil deve ser sempre a preferência. Optar por filtros de segunda linha ou de marcas que não tem a tecnologia necessária para os veículos modernos empregado neles é arriscado.

Quando colocado na ponta do lápis, o que sai mais caro: fazer a troca do filtro a cada 10 ou 15 mil quilômetros sempre com um filtro de confiança e de qualidade garantida ou se arriscar com uma marca de qualidade duvidosa que vai gerar inúmeros problemas no seu carro, principalmente no seu motor?

Colocando na ponta do lápis

O barato sempre sai caro, é de mais valia e muito mais sábio investir em um filtro de qualidade, que atenda todas as necessidades e que siga as recomendações do fabricante fará com que você economize lá na frente, até porque quem já precisou fazer intervenções mais complexas no seu veículos sabe, mexer no motor é sempre uma dor de cabeça.

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