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Como trocar pneu: confira dicas e saiba os cuidados a tomar

Por Filtros Tecfil

Saber como trocar pneu é imprescindível para evitar apuros e situações perigosas caso o acidente aconteça.

Imagine que após um ano de emprego, você finalmente vai poder sair de férias por alguns dias. Destino escolhido, malas prontas e carro abastecido. Mas, assim que o veículo percorre os primeiros quilômetros, passa por um prego que fura o pneu. 

Para evitar que esse imprevisto ponha fim ao esperado lazer, veja como trocar o pneu do carro.

Como trocar pneu

Como trocar o pneu: passo a passo

Encontre o lugar ideal 

Para realizar a troca, é preciso encontrar um local apropriado. Procure lugares planos e regulares para que o veículo não deslize. 

Caso esteja em estradas ou rodovias movimentadas, o melhor a se fazer é se afastar ao máximo do tráfego local. Se houver acostamento na pista, ótimo. Em seguida, não esqueça de ligar o pisca-alerta e sinalizar a emergência com o triângulo. 

Garanta que o carro não irá se mover

Assim que chegar no lugar escolhido para fazer a troca do pneu, não esqueça de acionar o freio de mão. Em carros manuais, você deve engatar a primeira ou a ré. Caso o veículo seja automático, coloque-o em modo estacionado. Isso garantirá que ele não se mova durante o processo.

Outra dica é colocar algum objeto pesado em frente às rodas dianteiras e traseiras do veículo, como um tijolo, uma pedra, ou mesmo calços próprios de roda, funcionando como uma trava de segurança para o carro permanecer estático. 

Pegue o estepe e o macaco 

Ambos costumam estar localizados no porta-malas do carro. O macaco deve ser encaixado na canaleta: uma estrutura metálica incumbida justamente com essa função. Caso o aparelho seja colocado em outro lugar, corre-se o risco de quebrar ou danificar a parte inferior do veículo, feita de plástico. 

Se existirem dúvidas sobre a posição da canaleta, a informação pode ser encontrada no manual do carro. Geralmente, há uma sinalização próxima à roda traseira ou dianteira dos veículos modernos. Já nos veículos antigos ou caminhonetes, o macaco deve ser encaixado numa viga da carroceria.

Comece a levantar o carro e afrouxar os parafusos da roda

Com o macaco devidamente encaixado, levante-o até que o carro esteja apoiado sobre ele, sem que o veículo deixe a roda suspensa no ar.

Esse também vai ser o momento para retirar a calota e afrouxar os parafusos. Para as duas atividades será usada a chave de roda. Como trocar pneu não é uma atividade fácil, é preciso fazer força e, às vezes, pisar ou jogar o peso do corpo contra a chave. 

Os parafusos são desrosqueados no sentido anti-horário. Além de força, é importante imprimir o sentido certo sobre o objeto. 

Hora de levantar e instalar o estepe

Após afrouxar os parafusos, você deve manter o macaco levantado, suspendendo uma das rodas. A distância do solo precisa ser o suficiente para conseguir tirar o pneu inoperante e instalar o reserva. 

Com o carro na altura correta, termine de remover os parafusos da roda e, em seguida, retire-a. Caso o processo seja dificultado pela ferrugem, a recomendação é bater o estepe contra o pneu furado.

Ao retirar a roda, coloque-a sob o carro, pois isso evitará acidentes caso o macaco falhe. Pelo mesmo motivo, fique alerta sobre qualquer irregularidade no aparelho. Algumas vezes, o ângulo formado pelo instrumento compromete sua firmeza e eficiência. 

Agora, com o caminho livre para uma nova roda, encaixe o estepe no eixo e confira se os buracos para os parafusos estão alinhados.  Cheque também se a câmara de gás está virada para fora do veículo. 

Ainda com as próprias mãos, comece a rosquear os parafusos no estepe até onde for possível. O resto do trabalho deve ser feito pela chave de roda. Dê uma volta em cada parafuso – e, depois, no seu oposto – garantindo que eles sejam apertados de forma igualitária. 

Abaixe o carro

Com a nova roda instalada, já é possível descer o veículo. Ao terminar a descida, termine de apertar os parafusos e instale a calota. 

Assim, a tarefa de como trocar o pneu está finalizada, mas lembre-se de guardar todos os itens usados no porta-malas. Além disso, a questão agora passa a girar em torno dos eventuais reparos na oficina. Recomendamos procurar um borracheiro de sua confiança no local mais próximo.

Cuidados com o estepe

Carro rodando com estepe

Além de aprender a como trocar pneu, é preciso saber os cuidados demandados pela peça reserva. A viagem poderá continuar, mas com algumas precauções.  Confira as dicas:

Prazo de validade

Os estepes possuem validade de 5 anos. Por se tratar de um componente que nunca sabemos se ou quando vamos usar, mantê-lo em boas condições é imprescindível para uma eventual emergência. 

Calibragem

O estepe deve ser configurado com a mesma calibragem dos outros pneus. Devido à sobrecarga na suspensão, um pneu descalibrado aumenta o gasto de combustível. 

Velocidade

Atualmente, a maioria dos estepes possui a largura da banda de rodagem menor em relação aos demais pneus. Portanto, é preciso ter atenção à velocidade, já que o veículo não estará funcionando com 100% de sua capacidade. 

Tecnologia Run Flat 

Diferentemente dos pneus convencionais, os modelos run flat evitam dores de cabeça quando acidentes acontecem. Por conta de suas paredes reforçadas, a viagem não é comprometida, já que a peça suporta o peso do veículo. 

Em função dessa tecnologia, o condutor pode seguir por mais 80 quilômetros a 80 km/h até encontrar um local seguro para estacionar. 

Como evitar o desgaste dos pneus

Calibrando pneu

Além de saber como trocar pneu, é importante conhecer alguns truques para evitar o desgaste de um componente tão fundamental. Confira as dicas.

Rodízio de pneus

Essa prática é determinante para o tempo e a qualidade do serviço. A mudança proporciona mais estabilidade na direção, e deve ser feita a cada 8 mil quilômetros rodados.

Evite sobrecarga 

As rodas – e o veículo como um todo – são projetadas para trabalhar com determinado peso. Se a carga é excedida em um grau muito alto, sua dirigibilidade e eficiência ficam comprometidas. Além do desgaste proporcionado à roda, a sobrecarga afeta outros sistemas. 

Faça a manutenção prevista pelo fabricante

O mau estado de outros componentes relacionados aos pneus, como molas e amortecedores, podem afetar o desempenho e desgastá-los com mais rapidez. Logo, é importante manter as revisões em dia. 

Calibre os pneus  

A peça descalibrada perde a estabilidade, aumenta o consumo de combustível e desgasta componentes. Calibrar o pneu com frequência regula a pressão interna e aumenta sua vida útil.

Cuidado com os hábitos

Grande parte dos problemas nos veículos são causados pela forma com que o condutor dirige. Exemplo disso são as rodas próximas ao meio fio, que podem danificar a câmara interna pelo aumento da pressão. 

Portanto, atenção a algumas práticas viciosas!

Mantenha o balanceamento e alinhamento em dia

A recomendação é fazer os serviços a cada 10 mil quilômetros rodados ou quando o veículo apresentar alguma irregularidade. Não deixe para a última hora!

Alinhamento das rodas

Composição dos pneus 

Depois de saber como trocar pneu, uma análise sobre sua composição pode ajudar na hora de prevenir ou arranjar soluções para os problemas relacionados.

Parede lateral: constituída de borracha, faz a ligação entre a roda e a parte do pneu que fica exposta. 

Lona estabilizadora: pequenas placas de fios de aço que auxiliam na estabilidade do veículo, evitando derrapadas, por exemplo. 

Lona de corpo: feita a partir de elástico, borracha, poliéster e nylon, é a camada responsável por aguentar o peso do carro.   

Talões: aros constituídos de aço e borracha. É a parte que entra em contato com a roda. 

Capa de rodagem: composta de três tipos de borracha, é a parte que fica em contato com o solo. Também influencia na tração do veículo, bem como na durabilidade do pneu. 

Estanque: são as várias camadas de borracha que impedem a saída de ar, mantendo a calibragem.

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